A mesa de chá perfeita: uma homenagem a D. Catarina de Bragança

Por: Joana Andrade Nunes
10/01/2023

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por chás, infusões, tisanas e café. 

A delicadeza e elegância do “chá das cinco” fazem deste ritual um dos meus preferidos. Por isso, é sempre com enorme gosto que preparo uma mesa de chá simples e elegante.

Vale a pena recordar que a tradição do famoso “five o’clock tea” não é um ritual inglês! Contrariamente ao que os ingleses reivindicam, o ritual do “Chá das Cinco” é bem português.

Ao casar com o Rei D. Carlos II de Inglaterra, a Infanta D. Catarina de Bragança introduziu “o chá das cinco” na cultura inglesa tornando-o uma verdadeira instituição.

D. Catarina organizava reuniões de alta sociedade a meio da tarde e servia chá tornando as reuniões num momento requintado, elegante e, por regra, associado a ambientes sofisticados e de alta sociedade.

D. Catarina introduziu também em “terras de Sua Majestade” a famosa compota de laranja (“marmelade“), uma receita tão nossa e que faz justiça ao “ouro português”. Introduziu também o uso de talheres na corte!!!!! (sim, os ingleses ainda comiam com as mãos!!!!!) e pratos de porcelana para comer – em substituição dos pratos de ouro e prata muito menos higiénicos.

Se os ingleses se apresentam como a “fina flor” da sociedade, seguramente não estão recordados do legado português que esta Senhora PORTUGUESA lhes deixou e ensinou!

Para apresentarem uma mesa de chá inesquecível, só precisam de ter algum cuidado com os elementos que a compõem.

§ Toalha

Toalhas de linho com renda, toalhas com bordados criados à mão e com bainhas abertas são, sem dúvida, um elemento que marca a mesa de chá.

Procurem no “baú” das vossas avós e vão ficar surpreendidos com as relíquias esquecidas há muitos anos!

Uma toalha diferenciada (com guardanapos de tecido a combinar) é um elemento marcante e imprescindível para criar um ambiente único.

Em Portugal, a incontornável Bordal | Bordados da Madeira tem peças magníficas bordadas à mão por mestres bordadeiras.
Os produtos de luxo altamente diferenciados produzidos pela Bordal permitiram-lhe integrar a Laurel, a associação portuguesa de marcas de excelência que integra a incontornável ECCIA, um verdadeiro orgulho para nós, portugueses.

§ Serviço de chá

Um serviço de chá simples e elegante marca qualquer mesa.

O chá deve ser servido em chávenas de porcelana, pois fará toda a diferença na degustação.

Em Portugal, a Vista Alegre é “A escolha” para um serviço de mesa que perdure no tempo. Tal como sucede com a Bordal, a Vista Alegre também integra a associação Laurel fruto dos produtos de excelência com que nos presenteia.

Uma dica para madrinhas e padrinhos: o que me dizem de começarem a fazer um serviço de mesa aos vossos afilhados?

Para quem (como eu) não é fã de “inundar” as crianças com brinquedos, oferecer um serviço de mesa faseado, ao longo de vários anos, é uma boa sugestão. Tenho adotado esta estratégia com as minhas afilhadas e, seguramente, será uma recordação para a vida. Podem oferecer uma peça numa data especial (Natal, aniversário) e, ao final de vários anos, os vossos afilhados ficam com uma lembrança útil e cheia de significado.

§ Centro de mesa

Flores frescas são imprescindíveis para transformar qualquer mesa num ambiente delicado.

Grinalda de noiva (gipsofila) e verdura são elementos intemporais e seguros que permitem criar um ambiente elegante mas, de todo, simplório.

Para ambientes mais sofisticados, utilizem, por exemplo, rosas e decorem a mesa com um apontamento diferenciado. As peças em prata da Leitão e Irmão, os “joalheiros da coroa”, são incontornáveis. Novamente, a exclusividade das suas peças fez com que integrasse, também, a Laurel.

§ Chás, infusões e tisanas

Os tradicionais Early Grey, Darjeeling (também conhecido como “o champanhe dos chás”), Assam ou Lapsang Souchong são imprescindíveis em qualquer mesa de chá.

Em alternativa, podem servir tisanas ou infusões, de preferência com ervas frescas. Uma infusão menta fresca, verbena ou erva príncipe é sempre muito apreciada.

§ Compotas e doces

Para acompanhar scones ou bolachas de água e sal, escolham 3 ou 4 compotas ou doces da vossa eleição, de preferência caseiros.

Doce de morango com hortelã fresca, de pêssego, de maçã riscadinha com canela ou marmelada beirã são a minha sugestão.

§ O bolo

Tal como um bonito centro de mesa, o bolo é um elemento central da mesa de chá.

Mais reconfortante ou mais fresco, o bolo deve ser cuidadosamente escolhido em função da época do ano.

Se dias frios e chuvosos pedem bolos “quentes”, dias quentes de verão dão lugar a bolos frescos, tartes com fruta fresca, cheesecakes ou elegantes mini-charlotte.

§ Petit fours

Porque é imprescindível a presença de petit fours em qualquer mesa de chá, no meu blog “Camomila Limão” encontram várias receitas deliciosas — e de fácil execução — para terminarem, em grande, a vossa mesa de chá.

Artigos relacionados