Por: Joana Andrade Nunes
01/02/2023

Na cultura ocidental, estabelecer – e manter – contacto visual com o interlocutor é crucial para causar uma boa primeira impressão quando comunica com alguém pela primeira vez.

No nosso contexto cultural, manter o olhar direcionado para o chão é tido como sinal de timidez e falta de auto-estima. Por sua vez, olhar para o teto/céu é sinónimo de altivez e desconsideração. Por fim, olhar para qualquer outro ponto que o rodeia é, também, uma demonstração de desconsideração, denotando falta de respeito com o seu interlocutor.

Como tal, aconselho-o vivamente a estabelecer e manter contacto visual demonstrando ao outro que está, verdadeiramente, ali para o conhecer, dando-lhe o seu tempo e a sua atenção.

É, contudo, necessário saber estabelecer e manter, corretamente, o contacto visual sob pena de “analisar a alma” do seu interlocutor.

Desenhe um “triângulo invertido” – imaginário! – à volta dos olhos e da boca do seu interlocutor. Enquanto estiver a comunicar com o seu interlocutor, direcione o seu olhar, alternadamente, para cada um dos pontos do triângulo, permanecendo, em cada ponto, aproximadamente 5 segundos.

Desta forma,  demonstrará ao seu interlocutor o quão interessado está no tema alvo de discussão sem ser intrusivo.

Simples, eficaz e, verdadeiramente, diferenciador!

Artigos relacionados